Conheça os nossos Palestrantes

Dr. Clay Brites

Neuropediatra

Doutorando em Ciências Médicas pela UNICAMP, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos da Atenção Disapre – UNICAMP, Membro do Depto. Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), Presidente da Abenepi Capítulo Paraná

Luciana Brites

Psicopedagoga e psicomotricista.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Pós Graduação em Educação Especial pela UNIFIL Londrina (1997), Pós Graduação em Psicomotricidade no ISPE-GAE São Paulo (2002), Pós Graduação em Psicopedagogia pela UNIFIL (2005). Atualmente trabalha no Crescer Centro Clínico em Arapongas Pr como Psicopedagoga e Psicomotricista no atendimento Clínico de crianças e adolescentes com dificuldades e distúrbios de aprendizagem

PrivacidadeNós respeitamos a sua privacidade e somos contra SPAM.

Dra. Alessandra Gotuzo Seabra

Neuropsicóloga

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1997), doutorado (2000) e pós-doutorado (2001) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da diretoria da ABECiPsi (como presidente atual), da diretoria do IBNeC-Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (como vice-presidente) e membro do Conselho deliberativo do IBAP-Instituto Brasileiro da Avaliação Psicológica (como presidente passado). É a editora do periódico Psicologia: Teoria e Prática e é Supervisora Editorial de Área (Neuropsicologia) do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Membro da Comissão Científica da ABD. Coordena o Grupo de Neuropsicologia Infantil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, funções executivas, consciência fonológica, alfabetização, instrumentos de avaliação, programas de intervenção, intervenção precoce. (Fonte: Currículo Lattes)


Dr. Fernando Capovilla
PhD em Distúrbios da Comunicação e da Linguagem

Professor da Universidade de São Paulo, Ph.D. em Psicologia (Temple University of Philadelphia, 1989) e Livre-Docente em Neuropsicologia (Universidade de São Paulo, 2000). Pesquisador Nível 1 do CNPq. Coordenador nacional de alfabetização e inclusão da Capes e Seesp-MEC. Coordenador de projetos de pesquisa do Inep-MEC. Membro do Painel Internacional de Especialistas em Alfabetização convidado pelo Congresso Nacional. Membro do Comitê de Ajudas Técnicas do Ministério da Ciência e Tecnologia. Chefe do laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental da USP. Autor de 50 livros e softwares, além de 400 artigos científicos sobre desenvolvimento e distúrbios de linguagem oral, escrita e de sinais. Alguns títulos: Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica (5a. ed.), Alfabetização: Método fônico (4a. ed.), Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (5a. ed., prêmio Jabuti), Alfabetização fônica (2a. ed.), Neuropsicologia e aprendizagem (2a. ed.), Alfabetização fônica computadorizada (2a. ed.), Os novos caminhos da alfabetização infantil (2a. ed.), Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira (19 volumes, 19.000 pp.).

Angela Nico

Vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia – ABD


Presidente da Associação Brasileira de Dislexia... fonoaudióloga, psicopedagoga..especialista em avaliação e intervenções de Dislexia e outros transtornos de aprendizagem.. membro da equipe de avaliação da Associação Brasileira de Dislexia/ CEDA. Co-autora da cartilha” Facilitando a Alfabetização,multissensorial, fônica e articulatório, com Aurea Stavale


Aurea Stavale  

Psicóloga especialista em psicopedagogia e neuropsicologia

Psicóloga especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Membro atuante da equipe Multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia - ABC. Atua em consultório particular realizando intervenções em Distúrbios de Aprendizagem, TDAH e dificuldades de aprendizagem. Co-autora da cartilha “Facilitando a Alfabetização - multissensorial, Fônica e articulatória”, com Angela Nico.

PrivacidadeNós respeitamos a sua privacidade e somos contra SPAM.

Dra. Talita Pazeto

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento

Formada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como psicopedagoga clínica e institucional. Atualmente é professora dos cursos de graduação em Pedagogia e outras Licenciaturas da Universidade Anhanguera de São Paulo. É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Infantil. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva, linguagem, transtornos de aprendizagem e funções executivas (autorregulação).

Dra. Dayse Serra

Especialista e pesquisadora em Autismo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Psicologia Clínica – PUC – Rio. Mestre em Educação Inclusiva – UERJ e Pesquisadora – FAPEERJ.
Vice-Presidente da Abenepi Capítulo Rio.

Dra. Tatiana Reichi

Neuropsicóloga

Possui Pós Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Murcia, Espanha (2014); Doutorado em Ciências Médicas/Área concentração Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2008); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e graduação, Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Paraná (1991). Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia, área de concentração Avaliação e Intervenção Neuropsicológica- Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia/UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicologica, Transtornos de Desenvolvimento e Aprendizagem; Atenção Precoce, Prevenção e Promoção do Desenvolvimento; Altas Habilidades/Superdotação.

Osvaldo Viegas

Filósofo, Educador e criador da Oficina do Aprendiz


Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1981) e Doutorado em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta - Lisboa, Portugal. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, onde ministra as disciplinas Ciências do Ambiente e Ecologia e Meio Ambiente, representa o Setor de Biodiversidade e coordena os estágios do Bacharelado em Ciências Biológicas. Foi Secretário Municipal de Meio Ambiente de Maceió (1993), Diretor Técnico do SEBRAE/AL (1999-2006) e Secretário de Estado da Cultura de Alagoas (2007-2014). Tem experiência em Administração Pública e na área Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, dinâmica populacional, zona costeira, gestão ambiental e sustentabilidade

Júnior Cadma


Neuropsicopedagogo, Psicomotricista, Músico e Docente na Pós Graduação do IBFE (Campinas).






PrivacidadeNós respeitamos a sua privacidade e somos contra SPAM.

Programação do ConAlfabetização

As palestras serão ministradas online às 10h, 15h e 20h30, e não serão reprisadas

Segunda-Feira, 20 de Novembro

10:00 - Mecanismos Neurocientíficos da Leitura e Escrita: Como a criança aprende a ler e a escrever

Dr. Clay Brites Neuropediatra.

15:00 - Período Preparatório: Atividades para estimular a Alfabetização

Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista.

20:30 - Método Fônico

Alessandra Gotuzo Seabra.

Terça-Feira, 21 de Novembro

10:00 - Métodos de Alfabetização: O que dizem as pesquisas em Neurociências?

Dr. Clay Brites Neuropediatra. 

15:00 - Alfabetizando crianças e adolescentes com Dislexia

Angela Nico - Vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia - ABD

20:30 - Mapeamento computadorizado de 2,6 milhões de relações entre unidades de Escrita

Dr. Fernando Capovilla - Especialista em distúrbios da comunicação e da linguagem

Quarta-Feira, 22 de Novembro

10:00 - Consciência Fonológica e sua importância no processo de Alfabetização

Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista

15:00 - Alfabetização de crianças com Autismo: um passo a passo

Dra. Dayse Serra - Especialista e pesquisadora em Autismo

20:30 - Recursos para a Educação de Surdos: Sistema computadorizado de busca (resgate lexical) de sinais de Libras, Dicionários de Libras, Enciclopédia de Libras, o Manual de Libras e Saúde.

Dr. Fernando Capovilla - Especialista em distúrbios da comunicação e da linguagem

Quinta-Feira, 23 de Novembro

10:00 - Sinais precoces de problemas na Alfabetização

Dra. Tatiana Riechi - Neuropsicóloga

15:00 - Estimulação Musical e Alfabetização: atividades práticas

Júnior Cadima -Neuropsicopedagogo

20:30 - Avaliação de Habilidades preliminares de leitura e Escrita no Início da Alfabetização

Dra Talita Pazeto - Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento

Sexta-Feira, 24 de Novembro

10:00 - Jogos, brinquedos e brincadeiras: a estimulação lúdica do processo de alfabetização

Osvaldir Viegas - Filósofo, Educador e criador da Oficina do Aprendiz

15:00 - Atividades Psicomotoras e Alfabetização

Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista

20:30 - Da Garatuja a Letra Cursiva: estimulando os processos de Escrita da Criança

Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista

PrivacidadeNós respeitamos a sua privacidade e somos contra SPAM.

Acesso PREMIUM  ao ConAlfabetização

Caso você queira assistir todas as gravações das palestras em qualquer horário e quantas vezes quiser, adquira o acesso PREMIUM. Este acesso além de você ter acesso irrestrito de todo o conteúdo do Congresso, também terá um certificado de conclusão de 20 horas para agregar ainda mais reconhecimento e visibilidade no seu currículo.

Além disso teremos bônus exclusivos para o Acesso Premium. Faça uma Pré Inscrição Clicando Aqui e saiba com antecedência de todas as informações sobre o acesso PREMIUM do ConAlfabetização 

.

Dúvidas frequentes

1 - Como vou me inscrever?

Para se inscrever é simples basta clicar em INSCREVA-SE AQUI e  escrever seu nome e e-mail, você irá receber um email, PARA CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO VOCÊ PRECISA IR NO EMAIL CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, ABRIR E CLICAR NO LINK LÁ DE DENTRO PARA CONFIRMAR

2 - Terei que pagar alguma coisa para ter acesso ao Congresso?

Não, durante toda a semana serão disponibilizadas as palestras nos horários marcados para serem assistidas

3 - Não recebi o e-mail de confirmação, o que fazer?

Olhe em sua caixa de Spam ou lixeira, se mesmo assim não recebeu sugerimos utilizar um e-mail do GMAIL,  também sugerimos tentar a inscrição por outros dispositivos (tablets, celulares, notebooks)?

4 - Vou receber um Certificado ao participar de 20 a 24 de novembro??

Não, o Congresso não disponibilizará certificado.

5 - Como vou acessar as palestras do ConAlfabetização NeuroSaber?

Você receberá em seu e-mail cadastrado um link que te levará à sala de transmissão online nos horários e dias determinados. Então é só clicar nesse link e você irá direto a sala de transmissão

6 - Como saber se fui aceita para assistir a palestra?

Você receberá uma confirmação na própria página da palestra, e será colocado imediatamente na sala transmissão. 

7 -  Se eu não puder assistir no horário, poderei ver depois?

Não. As palestras serão online gratuitas, e não serão reprisadas. 

.

.

Ainda com dúvidas? Entre em contato!

WhatsApp: (43) 9 9110-5020 ou suporte@neurosaber.com.br